O Guia Completo para enfrentar as Seletivas de Vôlei

Seletiva de vôlei começou!

Chega um momento importante na vida dos jovens que querem ser jogadores profissionais de vôlei: as peneiras e seletivas nos clubes de todo o Brasil.

 

Você irá  participar? Conhece alguém  que vai passar por esse desafio?

 

O clube de vôlei Clube de vôlei jogarvolei.com preparou esse guia de dicas e passos para o atleta se preparar melhor e aumentar suas chances de sucesso nesse desafio tão difícil.

 

Dividimos em duas partes:

 

  1. Preparação para a temporada de seletivas de vôlei
  2. Guia prático para o dia da seletiva

PREPARAÇÃO PARA AS SELETIVAS DE VÔLEI

Preparação para a Peneira de Vôlei
  1. Fique de olho para não perder nenhuma oportunidade, participe da maioria de seletivas e peneiras possíveis. Acompanhe nossa LISTA COMPLETA DE PENEIRAS DE VÔLEI PARA 2016, entre para nosso clube (grátis) e seja o 1o a ficar sabendo das novas oportunidades.
  2. Pesquise sobre os clubes que você irá participar da seletiva
    • conheça a estrutura que o clube disponibiliza para a prática do vôlei.
    • histórico de conquistas e tradição para entender se o vôlei está no DNA do clube.
    • converse com atletas que atuam ou já jogaram pelo clube para saber como é o dia-a-dia.
  3. Conheça os treinadores e auxiliares do clube que você irá participar da seletiva
    • procure saber em quais times jogaram, posição, títulos por equipe e individuais.
    • também é bom saber em quais clubes e categorias trabalham ou trabalharam, por quanto tempo e títulos ganhos como parte da comissão técnica.
    • saber qual a faculdade e especializações dos profissionais  pode ajudar a identificar uma área do esporte que o técnico valoriza e que você pode tentar se destacar durante a seletiva.
    • Para ter mais informações sobre os técnicos e profissionais, pesquise nas redes sociais Facebook e LinkedIn.
  4. Tente marcar um encontro com o técnico e/ou seus auxiliares antes das seletivas para ter uma oportunidade de conhecer pessoalmente os profissionais e mostrar, desde já, o seu interesse. Peça para assistir um treinamento no clube e vá preparado para jogar, quando a gente quer muito alguma coisa o universo conspira e talvez o técnico te chame para completar o time, lembre-se da gente quando isso acontecer. ?
  5. Converse com outros técnicos e atletas que já participaram de seletivas e peneiras para obter o máximo de informações do que fazer ou não, aprenda com as experiências dos demais e foque nos pontos principais que eles indicarem durante a sua preparação. Tente conversar com alguém que já fez a seletiva na mesma posição que você, isso pode ser um diferencial na sua preparação!
  6. Caso você não conheça ninguém que já tenha participado, hoje a Internet traz muitas informações incluindo vídeos de peneiras e seletivas feitas pelo mundo todo, procure no Youtube por “seletivas de vôlei” ou “peneiras de vôlei” que tenho certeza que você econtrará ótimos vídeos para ter uma ideia da forma que são feitas. Nós separamos para você alguns videos que estão mais para o final desse treino.
  7. Crie uma lista com todas as seletivas que você irá participar para já deixar pronta a documentação necessária, se familializar com o local da seletiva e também verifique se não é necessário fazer uma inscrição pela internet antes do dia marcado.
  8. Prepare informações como peso, altura, clube ou escola onde treina ou já treinou porque serão perguntados durante as seletivas.
  9. Escolha para qual posição irá participar da seletiva, pode ser como ponteira (o),  meio de rede, saída de rede, líbero ou levantador. O técnico no dia da seletiva pode pedir que você faça o teste em mais de uma posição, siga as instruções dele e não estranhe porque isso pode acontecer.
  10. Pratique vôlei pelo menos nos últimos 6 meses e esteja em forma para correr para todos os lados durante os testes mostrando muita força fisíca e resistência. Na maioria dos clubes, parte dos testes são fisícos com corridas, flexões, abdominais e etc.
  11. Durma bem nos dias anteriores à seletiva, decansar é necessário, tenha foco no objetivo, pode ter certeza que irá  valer a pena.

DIA DA SELETIVA

Dia da Peneira de Vôlei chegou

É chegado o grande dia!

 

Siga essa lista para estar super preparada (o) para a seletiva:

 

  1. Alimente-se bem até duas horas antes para ter energia durante os testes e leve algum alimento pequeno e rápido para caso sinta necessidade.
  2. Chegue com 30 minutos de antecedência ao local da seletiva para se ambientar e ter tempo para fazer o aquecimento e se tiver oportunidade, ajude os técnicos a armar a rede ou qualquer outra atividade de preparação da seletiva, isso será muito bem visto por eles.
  3. Seja positiva (o), confiante e demonstre isso sempre correndo atrás da bola, falando com o time, cantando as jogadas do adversário e etc.
  4. Não reclame e demonstre estar brava (o) com alguma coisa ou outro atleta porque os técnicos buscam pessoas preparadas para vencer desafios e motivadas.
  5. Facilite que o técnico te identifique no meio da multidão:
    • Seja voluntário a realizar as demonstrações dos exercícios com os técnicos.
    • Vista roupas coloridas, não precisa exagerar mas uma camiseta ou short de cor mais forte são bem vindos.
    • Cuidado para não forçar a situação, mas tente estar o mais confortável, relaxada (o) e amigável no momento da seletiva.
    • Recolha as bolas quando solicitadas pelos técnicos demonstrando que você está disposta (o) a ajudar e somar.
  6. Esteja vestida (o) adequadamente para a prática do vôlei com shorts, camiseta, tênis, meias e os acessórios opcionais como joelheiras e tornozeleiras se você utilizar.
  7. Traga sua água ou bebida isotônica para se hidratar durante os testes.
  8. Preste bastante atenção ao que os técnicos estejam dizendo, não fale enquanto ele estiver explicando o exercício e pergunte se ficar dúvida, isso mostra interesse da sua parte e que você está aberto a aprender e crescer no esporte.
  9. Siga as instruções do exercício fielmente passadas pelo técnico mostrando que você entende e aplica o que é passado.
  10. Encoraje, vibre e ajude os outros participantes da seletiva para demonstrar que você se preocupa com o próximo e com o grupo, afinal o vôlei é um esporte coletivo e tem pouco espaço para atletas individualistas.
  11. Esteja preparada (o) para testes de alcance nos saltos, medição de altura, testes de técnicas individuais e em grupo. Faça tudo com muita dedicação e energia.
  12. Fale durante os exercícios com seus companheiros e quando for partir para a bola para evitar que outro atleta vá na mesma bola que você, isso mostra liderança ao técnico.
  13. Chame o jogo, se apresente, mostre que você não está com medo, mostre sua vontade de vencer, realize os testes como se fosse um jogo de final de olimpíada e que você quer muito ganhar.
  14. Dê sempre 100% em todas as bolas e exercícios.
  15. Sorria bastante!!

SEJA VOCÊ e SE DIVIRTA!

 

Essas dicas são importantes, mas não adianta você tentar forçar alguma delas, seja você e às aplique da sua forma.

 

O mais importante, se divirta durante os exercícios fazendo o que você ama!

 

Vá com tudo em busca do seu sonho!

 

Se você se dedicar irá acontecer, nada acontece sem muita dedicação, confie em você e ótimos jogos!

SE NÃO DER CERTO, NÃO DESISTA NUNCA!

Não passou na Seletiva de Vôlei, não desista!
  1. Ninguém  consegue na primeira seletiva, não  se preocupe e se prepare melhor  para a próxima. O clube Clube de vôlei jogarvolei.com está aqui para te ajudar, entre em contato para conversarmos.
  2. Tente o máximo de peneiras e seletivas possíveis, a experiência fará com que vocês esteja mais confiante e preparada (o) para a próxima.
  3. Peça uma avaliação aos técnicos que aplicaram os exercícios para você saber o que faltou e que precisa melhorar para a próxima seletiva.
  4. Procure um clube para desenvolver sua técnica e se preparar para a próxima oportunidade não escapar, o clube de vôlei Clube de vôlei jogarvolei.com é especialista nessa preparação e tem todos os recursos e experiência para você crescer e se desenvolver no esporte e estar mais preparado para a próxima oportunidade, entre em contato agora.

Esperamos que essa preparação te ajude a conseguir ótimos resultados nas seletivas e peneiras.

 

Temos certeza que você conhece muitos amigos que estão passando por esse momento tão importante, compartilhe com eles esse guia nas mídias sociais:

 

facebooktwittergoogle_plusmailfacebooktwittergoogle_plusmail

 

Você pode também seguir seu clube de vôlei nas mídias sociais:

 

VAMOS JUNTOS!

Entre para nosso clube que vamos enviar tudo para você acompanhar e se preparar para as seletivas e peneiras de vôlei pelo Brasil

> Entre AGORA!

REPORTAGENS MUITO INTERESSANTES SOBRE SELETIVAS E PENEIRAS, ASSISTA!

  Jovens fazem ‘peneira’ de vôlei no centro olímpico                                          

 

Esperamos que você tenha gostado desse Guia e aguardamos seus comentários com dúvidas ou sugestões que vamos ouvir você!

 

Queremos agradecer ao site http://photoegrafia.com.br/ pelas fotos da seletiva no Medley Campinas

LISTA COMPLETA DE PENEIRAS - 2017

SIGA SEUS SONHOS!

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente todas as novidades!

>>> QUERO RECEBER!

  • Daniel Araújo

    Boa tarde, por acaso no ano de 2017 vai ter alguma peneira para nascidos no ano de 95. Desde já agradecido!

    • http://jogarvolei.com Junior

      Oi Daniel!

      dá uma olhada na LISTA COMPLETA DE PENEIRAS DE VÔLEI PARA 2017 -> http://jogarvolei.com/peneiras-de-volei/

      Lá você vai ter todos os detalhes!

      Ótimos sets!

      Junior

  • Erick Johnny

    e ta complicado acha de ano 95 sou de São paulo , posição central as vezes ponta 1,98 de altura
    corinthians Itaquera Zl

    • http://jogarvolei.com Junior

      Oi Erick!

      no momento não temos nenhuma peneira ou seletivas para 95 em nossa lista, mas fique de olho!

      boa sorte!

      ótimos sets!

      • Erick Johnny

        opa obg.

Compartilhe!